segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Declarações de amizade

A partir de quando transitamos da fase do conhecimento para a da amizade? O hábito de duas pessoas se verem ou serem vistas com frequência não pode ser suficiente. Será então quando as duas passam a agir intencionalmente como amigos? Mas como calcular essa intenção, essa espécie de agir performativo, como reconhecer os indícios da amizade? Nos contactos entre eles ou nos contactos com os outros?
No amor facilitamos o problema porque fazemos declarações. Mas ninguém faz declarações de amizade.

in Sete Sombras

1 comentário:

Margarida disse...

Se não há declarações de amizade é porque não as reconheces quando as vês. Eu vejo-as quando os meus amigos me abraçam, me escutam com carinho ou simplesmente se disponibilizam para encontrar comigo.
A amizade joga com a familiaridade e a cumplicidade e são estes, na minha opinião, os aspectos que distinguem os amigos dos conhecidos.