segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Declarações de amizade

A partir de quando transitamos da fase do conhecimento para a da amizade? O hábito de duas pessoas se verem ou serem vistas com frequência não pode ser suficiente. Será então quando as duas passam a agir intencionalmente como amigos? Mas como calcular essa intenção, essa espécie de agir performativo, como reconhecer os indícios da amizade? Nos contactos entre eles ou nos contactos com os outros?
No amor facilitamos o problema porque fazemos declarações. Mas ninguém faz declarações de amizade.

in Sete Sombras

domingo, 18 de outubro de 2009

Sem ti

Há muito que não depende de nós.
Murmurar contínuo e ressonante ao meu ouvido. A tua voz já não me inspira como antigamente, quebraste o feitiço e voltar atrás não faz parte dos teus desígnios.
Nada acaba em mim sem que o decida tomar como certo num mundo que dificilmente compreendo. Sei que tenho hora marcada com quem decide, mas a lista de espera não promete desistências.
Entro nos jogos sem sentido praticados por palavras sem sentimento, tudo porque lhes dou significado sem ti. Sei que posso fazer melhor. Com pequenas doses de ironia e de bom grado, desculpar, adiar ou resolver por instantes as escolhas que ainda não foste capaz de tomar.
O que me dizes não são mais do que frases feitas e repetidas ao máximo, sem tirar proveito do processo de personalização pelo qual deveriam passar antes de chegar até mim. Podes fazer tu também melhor do que isso, já o fizeste, já provaste merecer as palavras mais sinceras, os gestos mais benevolentes e impulsivos, ser capaz dos actos mais altruístas por tudo isso.
O inevitável não se controla, apenas acontece conforme o previsto. Não estava previsto que dia após dia me escapasses por entre os dedos, mas não pude evitar e desmoronas hábil e velozmente o que demorei a construir, sem ti.

Há muito que não depende de nós.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Leo Horoscope - 13/10

Tuesday, Oct 13th, 2009

You know what you want and can quickly see how it varies with the needs of others. Today you can even find a way to mediate between the extreme points of view. But just because you know what's happening, this doesn't mean you can easily turn the present moment into a success story. Don't force any issues now, even if an important decision has to be delayed for a while.


domingo, 11 de outubro de 2009

But for now V


"If this is communication, I disconnect.
I've seen you, I know you
But I don't know How to connect,
so I disconnect."


The Cardigans - Communication

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Amizades

Quando estamos apaixonados, a primeira das nossas inquietações é não termos certeza se vamos ser correspondidos. Se ao menos nos amarem tanto como nós dizemos que amamos, não haverá ressentimentos contra ninguém e o amor durará resistentemente o tempo todo. Quando somos amigos, a nossa dúvida mais profunda é se gostarão de nós com o mesmo grau de aceitação que estamos dispostos a partilhar. Se ao menos formos recebidos como queremos receber, se nos aceitarem na proporção do que nós aceitamos, poderemos ficar tranquilos que a amizade será uma experiência limpa e sem remorsos.

Na amizade e no amor, estamos sempre à espera que nos correspondam, que nos tragam o que ainda não temos, que satisfaçam os nossos desejos de reciprocidade.

in Sete Sombras

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Memories up to date II

...
"He felt as if he had been robbed of an enormous account of valuable things. Whether material or intangible: journeys he had planned and had not made, words he wanted to hear spoken to him and had not heard, and the words he had meant to answer with; bitter alternatives and intolerable substitutes worse than nothing; the long patient suffering of dying friendships and the dark inexplicable death of love- all we had had, and all he had missed were lost together, and were twice lost in this landslide of remembered losses."
19/12/07
...